03 abril 2012

Lavando os cabelos corretamente

Ooooooooooiiii!!!

Genteee a Uol publicou uma matéria com várias dúvidas e dicas sobre a lavagem dos nossos queridinhos ;)

Vou colocar alguns trechos e o link da matéria toda ok???



" Utilizar xampu e condicionador adequados ao tipo de fio e tomar alguns cuidados simples como não aplicar condicionador no couro cabeludo e alternar diferentes marcas de xampu pode significar sim a garantia de fios saudáveis, fortes e bonitos. Isso não é balela, não. Quem afirma é o médico dermatologista e tricologista Adriano Almeida, Diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo e professor da Fundação Pele Saudável, que há dez anos se dedica a tratar do cabelo e do couro cabeludo.


Alternar as marcas de xampus e condicionadores é importante ou devemos ficar sempre com aquele que deixa os fios mais sedosos e bonitos?
O truque de alternar as marcas é muito útil para evitar o embaraço e a quebra dos fios. O ideal é utilizar um xampu e condicionador em uma lavagem e outra marca na lavagem seguinte, isto é, escolher duas marcas de sua preferência e alternar nas lavagens. Pois o cabelo adquire a carga elétrica do xampu e usando sempre o mesmo (sem mudar) o fio tende a fica eletrizado (arrepiado e indisciplinado), o que dificulta o penteado e o deixa muito mais frágil.


Tem problema lavar os cabelos todo dia?
É indicado lavar o cabelo em dias alternados. Assim se preserva o manto hidrolipídico dos fios, isto é, a gordura natural produzida pelo organismo que auxilia a proteção da haste capilar. Pessoas que fazem atividade física diariamente ou que transpiram muito, trabalham em ambientes com muita poeira e outros fatores que sujam os fios, é mais indicado lavar diariamente. Nesse caso, não tem muita saída.


O xampu de limpeza profunda é necessário mesmo? Com que frequência deve ser usado?
Também chamado de anti-resíduos, esse tipo de xampu está longe de ser uma frescura. Ele remove partículas depositadas nos fios por conta de xampus, condicionadores, leave-in, finalizadores e até protetor solar. Esse acúmulo de resíduos no dia a dia pode deixar o fio opaco ou eletrizado fazendo com que o cabelo, mesmo limpo, fique sem brilho e difícil de pentear. O ideal é usar a cada sete dias (principalmente as apaixonadas por produtos finalizadores) ou a cada 15 dias, para quem não sobrecarrega os fios de cosméticos. Cabelos tingidos devem ser lavados com xampu anti-resíduo com um intervalo maior de tempo, a cada 15 dias, já que ele remove parte (ainda que pequena) da coloração. Importante: ao contrário do que muita gente pensa, pode-se usar condicionador depois do xampu de limpeza profunda.


Por que o condicionador não deve ser aplicado no couro cabeludo?
Porque esse contato favorece o aumento de oleosidade que quando é excessiva, além de incômoda, pode causar mau cheiro e até doenças como a dermatite seborreica (caspa) que tem sua incidência aumentada no inverno pela associação da água quente com o uso mais frequente dos condicionadores. Em cabelos muito oleosos ele deve ser evitado, pois favorece a dermatite seborreica (caspa) e o aumento de oleosidade acompanhado de prurido (coceira). O condicionador deve ser usado após o xampu, apenas no comprimento do cabelo, e agir por aproximadamente três minutos. Em seguida é preciso enxaguar bem, nunca se deve deixar o condicionador nos cabelos, caso contrário, o fio ficará muito gorduroso e com tendência, de novo, à caspa e a adesão de partículas invisíveis que tiram o brilho do cabelo.


O leave-in, utilizado diariamente, causa algum dano para o cabelo?
Não. Os finalizadores de tratamento, como antifrizz, creme para pentear, creme sem enxágue, sérum para pontas duplas, etc. blindam os fios preservando o balanço, a saúde e a força. O mecanismo é o seguinte: eles agem como uma película protetora que protege o fio contra poluição e sol, além de selar as pontas (nem todos fazem isso, mas a maioria faz) evitando a fragilidade do cabelo, Mas atenção: o uso desses produtos atrai partículas invisíveis que estão no ar, que se depositam no fio, fazendo com que o cabelo perca seu brilho com mais facilidade. Por isso, quem usa finalizador com frequência deve utilizar xampu de limpeza profunda semanalmente."








Essas foram as principais dicas


O link da matéria completa é esse aqui.


Eu já tinha conhecimento sobre usar duas marcas, mas duro é usar neh???


E vc's seguem a risca todos os cuidados??? E tem mais alguma dica pra compartilhar com agente??? Coloca nos comentários que depois eu edito o post colocando todas as dicas =p





8 comentários:

  1. nossa. nunca pensei que lavar o cabelo tivesse tantas instruções. eu lavo só com a mesma marca sempre, só alterno para usar o shampoo silver para o loiro não amarelar. gostei do post.

    http://www.shakespearedebatom.com/

    ResponderExcluir
  2. adoreii as dica Nanyy

    http://luannaravanelli.blogspot.com

    • BeijO :*

    ResponderExcluir
  3. Vi no post antigo que você gosta da Seda, eu também adoro a marca e costuma usar xampus dela. Mas já passei por outras, como a Monange e a Pantene. Adoreei as dicas. Como meus cabelos são cacheados, os cuidados são em dobro, né? bjs.

    esmaltistas.blogspot.com
    Espero sua visita :*

    ResponderExcluir
  4. Ahhh.. eu uso 3 marcar de shampoo e condicionador.. hahaha.. cada dia lavo com um.. *aloka*

    Lavo com o anti residuos também.. *-*

    Agoraaaa é IMPOSSIVEL eu lavar o cabelo dia sim.. dia nãoo... PRECISOO lavar todos os dias!! hahah..

    Um beeijo..
    http://maryhitner.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas!
    Eu também estou sempre alternando os meus shampoos :P
    Lavo o meu cabelo toooooodos os dias, porque ele fica oleoso fácil ;s

    Beijos,
    Marcella
    http://diario-de-marcella.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu sabia que tinha que trocar a marca do xampu, só que eu pensava que era quando o outro acabasse :/ Vou tentar usar duas marcas alternadas, se tratando de cabelo adoro passar horas cuidando ;D

    Seguindo, segue também?
    livrosebatons.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu faço uma coisinha meio errada pro meu cabelo, que é lavar todo o dia ....e o pior que ele não é nem oleoso !!!!! Brigada pelas dicas.
    Seu blog é maravilhoso !!!
    Amei ele.
    Seguindo.
    Mil beijos :)

    ResponderExcluir
  8. O meu maior problema é a lavagem com os cabelos. Não tenho o controle, lavo
    praticamente todos os dias.
    Amei as dicas.


    estou seguindo teu blog flor.


    www.mackellytatiane.blogspot.com


    bjs

    ResponderExcluir

♪ Faz parte da minha Play List ♫